domingo, 18 de junho de 2017

TOLERÂNCIA

Li passo á vocês... trechos.
Vivendo em um país onde a pobreza se alastrava,
dividido  por um sistema de castas sociais,
um grande número de denominações religiosas
e o domínio político do Império Britânico,
Gandhi  afirmava, com toda a propriedade,
que a lei de ouro do comportamento é a
tolerância mútua, pois nunca pensaremos
todos da mesma maneira.
A tolerância  é possível, já que tudo isso nasce
no coração do homem.
E o coração do homem pode sempre ser transformado,
aberto às mudanças , às diferenças, à unidade que
fortalece a identidade individual.
Preciso apenas me conhecer mais, me respeitar mais,
me amar mais, para não me perder no universo maravilhoso
que é o outro.
O meu universo mais o universo do outro geram a vida.
è soma, não subtração.
Nunca pensaremos da mesma maneira, por isso é preciso
conviver com as diferenças.
O exercício da tolerância passa inevitavelmente
pelo  perdão , que transforma um inimigo em amigo,
devolve a paz interior e regenera o coração.
"TIRAREI DE VOCÊS O CORAÇÃO DE PEDRA
E LHES DAREI UM CORAÇÃO DE CARNE".
( EZEQUIEL 36,26 ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário