terça-feira, 28 de abril de 2015

A ARTE DE BRINCAR.

Um livro "A Arte de Brincar".
Uma autora: Adriana Friedmann.
  De geração para geração as brincadeiras tradicionais não precisam
ser esquecidas,só porque as crianças brincam cada vez menos na rua.
 Uma lista dando ênfase ás habilidades desenvolvidas em cada grupo atividades.
1-Coordenação motora e visão:Amarelinha, peteca e pião combinam com visão e coordenação
motora também desenvolve força, destreza e senso de distância cada cultura joga de um jeito.
2-Ritmo:As crianças também precisam de ritmo para combinar os movimentos necessários e conquistar o objetivo.
3- Desenvolvimento físico e estratégias: Barra-manteiga, cabra cega, caça ao tesouro, mãe da rua, morto-vivo, pega-pega, esconde-esconde, brincadeiras como essas têm o potencial de desenvolver
correr, pular.conectar com seus pares,,não somente o ganhar ou perder e competir mas se ajudar e ajudar.
4- Cooperação e socialização:Cabo de guerra e queda de braço:são exemplos que em que se
aprende a unir forças, cooperar com o time e torcer junto e se apoiar.
5-Paciência e Planejamento: Gamão,dados, dama, dominó, mico, quebra-cabeça,
jogos de percurso, como ludo e banco imobiliário, xadrez, são jogos de mesa para se por no lugar do outro vencer seus próprios limites.
6-Criatividade Fantasia e emoções: Oportunidade para elas revelarem diversas temáticas que fazem parte de suas vidas.(brincadeiras de faz de conta e variedades).
7- Habilidades manuais e imaginação:Brincadeiras, cientistas, construir, desconstruir exemplos
catavento, pipa e pé de lata.
8-Coordenação motora fina e desenvoltura:Exemplos iô-iô, jokempô(pedra, papel e tesoura) pau de sebo e queimada.
9- Musicalidade: Brincadeiras de roda, ciranda,escravo de jó, corre cotia e canções cultural de varias
regiões e épocas.
" AS CRIANÇAS NÃO BRINCAM DE BRINCAR. BRINCAM DE VERDADE".. ,

Nenhum comentário:

Postar um comentário