sexta-feira, 22 de maio de 2015

BOM COMEÇO

Um texto:Um Novo BÊ- A- BÁ.
Se seu filho, além de brincar com o celular, o tablet e o laptop, soubesse criar os próprios jogos e aplicativos?   Esse é a proposta de educadores que defendem o ensino da linguagem dos computadores desde cedo, como forma de compreensão e modificação da realidade.
  Educar para crescer revista Claudia, li e passo a vocês. Se quiser saber mais leia a matéria está ótima.
SCRATCH a plataforma do MIT é uma das preferidas dentro e fora das escolas.
Usadas hoje para iniciar crianças no mundo da computação de um jeito lúdico.
Criado pelo grupo Lifelong Kindergarten do Media Lab do MIT, sob direção do pesquisador americano Miitchel Resnick, o Scratch soma 5,5 milhões de usuários em 150 países-
 Só no Brasil são quase 130 mil.  É oferecido em 40 idiomas, incluindo o português.
Gratuito, foi pensado para jovens na faixa dos 8 aos 16 anos, embora seja usado até no curso de introdução `a computação da graduação de Harvard.
"Seu público- alvo é quem está alfabetizado e tem uma visão de mundo um pouco mais independente, troca bem em grupo e já desenvolveu sua expressão pessoal".
Descreve o brasileiro Leo Burd, que trabalha no time de Resnick .  A ferramenta pode ser acessada ou baixada pelo (site scratch.mit.edu.)    Desde o fim do ano passado, ganhou também uma versão para tablets, o ScratchJr, que atende uma faixa etária mais nova.
Na plataforma, a linguagem dos códigos é ensinada de forma intuitiva, com o arrastar pela tela de blocos de comando, como andar, virar para a direita, virar para a esquerda.
Alguns cenários e personagens já vêm prontos, mas as crianças podem começar do zero também.
"Incentivamos o reconhecimento dos projetos e de quanto eles podem inspirar novas ideias, por isso estimulamos a cópia"> diz Burd.
"AFINAL< OS PROJETOS ESTÃO PUBLICADOS NO SITE< SEMPRE COM REFERÊNCIAS DE SUA ORIGEM< PARA QUE OUTRAS PESSOAS BRINQUEM COM O QUE JÁ FOI FEITO E CRIEM EM CIMA DO QUE EXISTE".
"ENSINAR PROGRAMAÇÃO É ENSINAR A PENSAR".

Nenhum comentário:

Postar um comentário